segunda-feira, 4 de março de 2019

HTTP

Nota: este post é uma base e suporte para um trabalho escolar e que eu considerei que escrever no meu blog poderia ajudar em fazer um bom apanhado de informações, era só isso e vamos trabalhar.

O Famoso e desconhecido Http

Para a internet funcionar ela precisa de muitos protocolos e um dos principais é o http que é basicamente uma ponte de comunicação enter um servidor de qualquer tipo de hipermídia, independente da forma que ele é constituído, e um usuário da internet, ou seja o http é apenas o meio de carregamento e comunicação do usuário e um servidor de algum link em formato de hipermídia ou hipertexto

Hipertexto e hipermídia

Hipertexto e hipermídia são basicamente links, de forma mais técnica se chama URI se for um link não vinculado a um site de pesquisas e URL se for num site de pesquisa (como o Google), que redireciona um usuário da internet para um endereço, sites ou sítios, da internet (como uma rota que que leva de onde você está ate onde quer). A diferença entre eles é que hipertexto são apenas coisas escritas e hipermídia quaisquer formato de mídia seja escrita, em vídeo ou imagens.

Rápido "Ráio-X" do http

Quando uma hipermídia, ou link, quaisquer é "clicada" o usuário, tecnicamente se chama cliente, envia uma mensagem ao servidor do link, o nome que damos a essa mensagem é HTTP e normalmente é enviada no formato de HTML, e o servidor responde com o mesmo formato de HTML mais a informação que é direcionado logo em seguida ao usuário da internet que clicou no link.
Ou seja o HTTP usa um sistema cliente-servidor e se baseia no paradigma de requisição e resposta. Um programa requisitante (cliente) estabelece uma conexão com um outro programa receptor (servidor) e envia-lhe uma requisição, contendo a URI, a versão do protocolo, uma mensagem MIME (padrão utilizado para codificar dados em formato de textos ASCII para serem transmitidos pela Internet) contendo os modificadores da requisição, informações sobre o cliente e, possivelmente, o conteúdo no corpo da mensagem.
 Após o envio da resposta pelo servidor, encerra-se a conexão estabelecida.
Como o HTTP não guarda a conexão, stateless, foram criados os COOKIES que salvam no servidor, ou numa empresa que trabalha em arquivar informações de clientes, as informações dos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário