segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Caxemira



Resultado de imagem para caxemira

A caxemira é uma região entre China, Índia e Paquistão muito disputado pela Índia e Paquistão por motivos religiosos e territoriais. Atualmente 37% é do Paquistão, 20% da China e 43% da Índia.

Informações Principais

A Caxemira possui 10 143 700 milhões de habitantes, economia baseada em produtos agropecuários como lã, leite e  possui alta hidrografia tendo em seu território 4 nascente dos 5 principais rios do Paquistão.

Origem do conflito

Tudo começa quando o domínio inglês na região da Índia Paquistão e Bangladesa acaba virando esses países. Só que na região da Caxemira a ONU decidiu que deveria ocorrer um plebiscito que nunce foi feito, pois a Índia temia que a população islâmica da região votasse para ficar com o Paquistão islan do que com a Índia Hindu, e assim a Índia invadi uma boa parte da região, 43%, iniciando a primeira Guerra em 1947 a 1948 um terço ficou com o Paquistão e dois terços coma Índia.

Principais Guerras e acontecimentos

  1. Em 1962 a China invade uma parte da Caxemira da Índia, pode-se ver na foto acima, e o Paquistão cede a China territórios ao norte.
  2. Em 1965 um novo conflito sem mudanças relevantes.
  3. Nos anos de 1980 aparecem os primeiros grupos separatistas, a Índia acusa o Paquistão a financiados para se apossar de mais Caxemira.
  4. Primeiro teste nuclear indiano 1974 e primeiro teste nuclear paquistanês 1998 a Índia possuem mais de 110 ogivas e o Paquistão mais de 120.
  5. os Estados Unidos apoiou o Paquistão e a URSS,depois a Rússia, a Índia
  6. Os anos de 1990
  • A corrida armamentista de ambos os lados quase os leva a guerra o que fez a alta militarização e criação de zonas militarizadas na Caxemira, o primeiro ministro da Índia Atal manda um ataque passado para afastar os separatistas, a derrota paquistanesa almentar a insatisfação e faz com que ocorra um golpe militar liderado pelo general Pervez e primeiro ministro Nawas. Mas de 1200 mortos. 
  • No fim dos anos noventa e inicio dos anos dois mil ondas de ataques terroristas ocorrem nas principais cidades paquistanis matando varias dezenas de pessoas o que forcou o Paquistão tentar a diplomacia, mais não mudou nada, os combates recomeçaram e começou a almentar o numero de ataque terroristas nos dois lados. A Índia para com as acoes militares, coisa que não fazia a 11 anos. E as negociações de paz falham.

Atualmente

Desde 2001 os conflitos diminuíram pois eles estão mais preocupados 'com outra coisa', a Índia cria foguetes que vão mais longes tanto para fins astronômicos como bélicos e Paquistão na criação de usinas nucleares e cascatas de urânio para a produção de energia como na fabricação de bombas nucleares.

PS: Isso é o resultado de toda a minha pesquisa dobre a Caxemira para o meu grupo de geografia.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_na_Caxemira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear
http://eitacola.blogspot.com/2011/01/india-conflito-da-caxemira-crescimento.
https://www.mundovestibular.com.br/articles/258/1/A-QUESTAO-DA-CAXEMIRA-/Paacutegina1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário